Saturday, November 20, 2010

Para amar alguém, é preciso estar inteiro numa relação...

Quando amamos uma pessoa, queremos que ela seja livre.
Essa liberdade do outro nos dá segurança.
Ele é livre e, portanto, está comigo porque quer, porque realmente me ama.
Nada o obriga. Assim preocupação é a de dar mais do que exigir.




“Nos anos em que vivemos juntos, festejamos o amor em todas as suas formas.
Não houve uma fibra do coração ou do corpo que tenha ficado insatisfeita.”
C. S. LEWIS

Vale à pena amar, acreditar no amor, entregar-se ao amor.
O otimismo no amor significa acreditar que, apesar de todas as dificuldades, o amor satisfaz os nossos mais profundos desejos de compreender e ser compreendido, de valorizar e ser valorizado, de dar e receber.
O ser humano só pode existir em paz consigo mesmo se puder se relacionar com uma pessoa a quem diga, com palavras e gestos, "eu te amo" e de quem ouça com total sinceridade: "Eu também te amo".
Mas amar supõe evoluir todos os dias, conhecer o outro cada vez melhor, construir com ele um lugar num mundo em que as pessoas, ao entrar, sentirão que ali existe vida, carinho sincero, vontade de acertar.
Nos momentos de crise ou de mágoa, dizer "eu te amo" ao parceiro é ter a coragem de lhe dizer que ele fez algo do qual você não gostou.
Nos momentos de alegria e êxtase, dizer "eu te amo" é saber compartilhar essa alegria com quem você ama, abrindo o coração sem reservas.
Nos momentos de dor, dizer "eu te amo" é talvez não dizer nada, mas deixar evidente ao outro que você está ao seu lado aconteça o que acontecer.
Nos momentos em que você perceber que errou a melhor maneira de dizer "eu te amo" é simplesmente dizer: "Desculpe o meu erro"
Nos momentos em que o outro errou, e está triste por que cometeu o erro, a melhor maneira de dizer "eu te amo" é se aproximar lentamente dele, colocar a mão em seu ombro e dizer suavemente: "Tudo bem, já ficou para trás".
Amar pode dar certo é a frase mais simples possível para traduzir a convicção de que nascemos para amar e ser amados, e que nossa felicidade consiste em realizar essa missão.





“O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, uma vez que a função do amor é levar o ser humano à perfeição.”
ARISTÓTELES


O amor é a força que nos torna guerreiros, sem revolta, pois, como dizia Eric Fromm:
"Amar é comprometer-se sem garantias; entregar-se completamente, com a esperança de que o nosso amor produza amor na pessoa amada".

 
O amor é uma viagem para dentro de nós, na busca de respostas que nos revelem o que não está certo conosco. Porque, como dizia Antoine Saint-Exupéry:

"O amor é o processo em que você me mostra o caminho de retorno a mim mesmo".

No comments: